Minc diz que soja já não contribui mais para desmatamento da Amazônia
Outra boa notícia, agora retirada do O Globo (http://oglobo NULL.globo NULL.com/pais/mat/2009/04/14/minc-diz-que-soja-ja-nao-contribui-mais-para-desmatamento-da-amazonia-755263654 NULL.asp), de 14/4/2009:
Minc diz que soja já não contribui mais para desmatamento da Amazônia
BRASÍLIA e SÃO PAULO - A soja já não contribui mais para o desmatamento da Amazônia. Esta foi a avaliação que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fez nesta terça-feira ao apresentar o resultado do segundo ano do monitoramento das plantações do grão em Mato Grosso, Pará e Rondônia, áreas para onde a cultura vinha avançando tradicionalmente.
O mapeamento vem sendo feito desde 2006, quando a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) assumiram o compromisso de não comprarem mais soja produzida em novas áreas desmatadas na Amazônia. O acordo foi apelidado de moratória da soja no bioma Amazônia.
O monitoramento da safra 2008/2009 identificou que apenas 0,88% do total de 157.896 hectares mapeados foram desmatados para a plantação de soja. No total, 1.385 hectares foram desflorestados para esse fim em 12 municípios, dos quais 10 em Mato Grosso.
- Eu considero isso um resultado extraordinário. A soja deixou de ser um fator determinante no desmatamento da Amazônia - disse Minc. - Não é um trabalho perfeito, mas não está muito longe disso. Deu um norte interessante do que pode ser feito no Brasil - completou Carlo Lovatelli, presidente da Abiove.
A Abiove e a Anec, juntas, respondem por 90% das compras de soja no Brasil.
O diretor da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, disse que o compromisso é bom para mexer com mercado da soja. - A moratória não é contra a soja, é contra o desmatamento. O mercado está preocupado com o desmatamento e levou a indústria a assumir esse compromisso - disse.
Adário observou que assim como vem ocorrendo com o desmatamento, as plantações de soja na Amazônia também têm se pulverizado em pequenas áreas abaixo de 100 hectares.
O primeiro monitoramento, em 2007, não detectou a presença de plantios de soja em nenhuma nova área de desmatamento. De lá para cá, a área monitorada aumentou 217%, passando de 49.809 hectares cobrindo 37 municípios para os atuais 157.896 hectares e 46 municípios cobertos. |
Essas 2 assossiações são um exemplo pro mercado agropecuário brasilero. Nem governo pode financiar, e nem os maiores consumidores podem comprar de fazendeiros q desmatam a floresta clandestinamente.
Vegetarianos adoram culpar a pecuária pelo desmatamento, esquecendo q por muito tempo a agricultura, encabeçada pela sua amada soja, tb desmatou. Agora a soja sai da lista de desmatamento, e isso naum graças à consciência dos agricultores, e muito menos por ações reais dos vegetarianos, mas por medidas efetivas do governo e pelo comprometimento desses 2 grandes compradores.
Os vogons precisam entender q a população naum é criminosa, nós naum temos como ficar monitorando constantemente todo o processo de produção dos produtos q compramos. Isso cabe ao governo, q aí numa rara e bela exceção fez sua parte.
Isso tb vale como exemplo q eu naum sou tendencioso. Qd é pra elogiar eu elogio, e se os produtores de soja naum desmatam mais a floresta (pq foram obrigados a tal, relembrando), parabéns pro mercado de soja. Dessa vez, como em todas as outras, os verdinhos estabanados naum tiveram nada a ver com a conquista, mas se um dia eu ver eles tendo atitudes sérias e úteis eu tb vou elogiar.
Vamos torcer pro governo continuar o bom trabalho e o mercado da pecuária seguir o exemplo!
Estamos de olho
Popularity: 3%
It has accumulated a total of 13,320 views. You can follow any comments to this article through the Comments RSS 2.0 Feed. You can leave a comment, or trackback from your own site.
Readers who viewed this page, also viewed:
Related Posts:
- Metendo a colher no debate sobre o novo Código Ambiental
- Ranking completo das melhores universidades do Brasil
- Destinos da Amazônia
- Leite de maconha, a nova alternativa vegan
- A Internacionalização do Mundo
- Boi feliz rende carne mais saudável, diz fazendeiro…
- Earth Day - April 22
- Até que ponto é possível viver com saúde sem…
- Google, Yahoo! e Microsoft se unem contra a censura
- Carne causa câncer?
Comentando vc contribui e participa na criação do conteúdo do site.
Contribua. Commente. :)
(Os comentários abaixo representam a opinião dos visitantes, o autor do site não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)