Ensino a distância x ensino presencial
Existe muito preconceito contra o ensino a distância, eu tb tenho minhas dúvidas.
Só q tem 1 situação q eu naum posso negar. Já fikei 5 anos numa universidade tradicional, de péssima qualidade, e posso garantir: se apresentar na universidade por si é inútil.
Na Universidade de Itaúna o ensino é de péssima qualidade. Teve vezes q mais da metade dos PCs naum funcionavam direito e tinha q ficar 3 ou até 4 alunos em cada PC. E os q funcionavam eram muito lentos e os programas naum estavam instalados de forma adequada. Inqt a universidade tem uma penca de cabides de emprego, pessoas totalmente desqualificadas q só estão lá pra receber salários pomposos e dar ordens, ela carece de funcionários reais q realmente trabalham e fazem as coisas acontecer, eles naum dão conta da carga e acabam fazendo sou 20% ou 40% do q é necessário e o resto fica jogado às traças.
Chegava ao ponto de alguns alunos (eu incluso) tentarem levar CDs do Kurumin com tudo instalado e funcionando, ignorando todos os softwares instalados nos PCs. Os mais ricos compravam laptop e faziam tudo por conta própria.
Durante meu PCC (Projeto de Conclusão de Curso), às vezes eu era obrigado a marcar presença, mas qd eu ia lá ficava à toa. Os PCs lá naum tinham oq eu precisava, cheguei até a conseguir bolsa da universidade pra uma Iniciação Científica e ela comprou um server pra gente, só q levamos meses pra conseguir um lugar seguro pra colocar ele (a universidade tinha problemas graves de roubos, eu cheguei a quase ser acusado dum roubo e fui acusado algumas vezes de culpado por roubos e de sabotagem....), e qd conseguimos um lugar fomos boicotados de novo com falta de acesso à rede.
Por causa disso tive q comprar um HD extra e mais RAM pro meu PC e usar o VMware pra simular uma rede e fazer meu projeto. TUDO foi feito aki em casa, só ia lá pra encontrar os professores. E era muito nítido q ficar em casa era mais produtivo e até seguro pra mim.
Outra coisa a considerar é q universidade é qd a gente abandona o modelo do professor ser a fonte principal de conhecimento e aprendemos a ser auto-didatas. O professor só passa o básico na sala, e a gente tem q aprofundar por conta própria. O ideal na universidade seria o professor só apresentar a matéria e sugerir a bibliografia, todo mundo aprender sozinho e na sala só apresentar as dúvidas pra ele explicar. O papel do professor deixa de ser o de passar informação pra passar experiência e explicar os "macetes" q os livros negligenciam.
Na minha opinião, a maior vantagem duma universidade presencial é ter o professor do lado, poder chegar nele e mostrar as dúvidas gesticulando. É mais fácil de entender o professor e ele nos entender.
Mas ao mesmo tempo, o professor perde muito tempo com bagunça na sala, falta, enrolação. Com um contato só virtual com o professor ele naum pode usar os outros alunos como desculpa pra naum dar atenção pra gente, a gente pode cobrar mais.
A universidade a distância é pior pra pessoas q precisam mais do contato físico, q precisam mais de alguém cobrando e insistindo, q precisam mais de hábito e "só trabalham sob pressão", só q tb na universidade presencial esses são os q dão mais trabalho pra todo mundo e tendem a naum dar atenção pra aula. Na universidade tradicional oq mais tem é gente q naum presta atenção na aula e depois precisa ficar lendo livro e pedindo ajuda pra recuperar o ritmo, e q depois depende de colar na prova pra passar.
Do mesmo jeito, essas pessoas na universidade a distância vão ficar enrolando, sempre deixando pra amanhã, vão acabar naum aprendendo nada e depois se virando de alguma forma.
A tendência, é q na univesidade tradicional a simples presença e depois a nota sejam provas suficientes do aprendizado. Na universidade a distância espero q tenha uma cobrança/"fiscalização" maior pra ter certeza q o aluno tá mesmo acompanhando a matéria.
As maiores vantagens da universidade a distância são claras: vc faz seu horário e aprende no seu ritmo. Se um dia vc naum puder seguir a aula (equivalente a faltar/matar aula), no dia seguinte ou no fim de semana q seja vc repõe o tempo perdido.
A experiência mais próxima q eu já tive de curso a distância foi numa preparação pra concurso público, na empresa Praetorium. A minha cidade é um lixo e nunca q conseguiríamos um curso bom de preparação. Tanto q a cidade foi beeeeeem abaixo da média na região em aprovados no concurso.
A aula foi a distância. O professor ficava na sede em belorizonte e o video era enviado ao vivo por satélite. A filial aki gravava num gravador de DVD de mesa, e de noite passavam pra gente.
Apesar de ser a melhor alternativa (na verdade a única) q eu tinha, a experiência foi bem aquém da minha expectativa e ficou bem claro o despreparo da filial e principalmente da sede.
O video era reproduzido sí 1 vez e sem direito a pausa e nem a repetir. Muitas vezes os professores passavam matéria no quadro pra copiar e o câmera ficava filmando a parede em vez de mostrar o quadro. Os professores claramente davam preferência pros alunos presenciais na sede e naum eram preparados pra dar aula à distância, eles acompanhavam só o ritmo dos presenciais e esqueciam q tinha outros alunos fora da sala.
Qd entrei tinha sido dito q eu receberia o email dos professores e poderia mandar dúvidas pra eles, só q depois ninguém na filiam tinha email de ninguém e qd pediram pra sede eles se negavam a passar. Isso inqt q alguns professores passavam o email livremente durante a aula. Foi dito q eu devia mandar dúvidas pra um email público no yahoo, mas aí descobri q esse email naum era oficial e os professores naum participavam... A forma oficial de mandar dúvidas era passar pros funcionários, q repassavam as dúvidas pra sede via um msn secreto e na sede eles passariam pro professor ao vivo e ele responderia na hora, mas como minha aula naum era ao vivo a gente era tratado como se estivéssemos atrasados e a matéria já tinha passado, e por isso o professor naum dava tanta atenção.
Pior ainda, a disponibilização do material era um caos, nitidamente havia uma resistência da empresa em passar o material, sumindo ou atrasando a disponibilização, ficando a impressão q só alunos "especiais" tinham acesso a tudo. Oficialmente os professores deviam passar pro responsável na sede e ele colocaria numa seção do site, só q levava quase 1 mês pro arquivo aparecer depois q o professor falava nele, e muitos arquivos nunca apareciam... Alguns professores passavam por conta própria pros alunos, cada um de um jeito, e tudo bagunçado. Alguns mandavam pro tal email público no yahoo, só q alguém ia lá e apagava antes do povo ter tempo de pegar (parece q em concurso público é comum 1 aluno furar olho do outro...). A forma mais eficiente q encontrei foi uma mailing list no egroups (yahoo), administrada por um cara muito legal q saía garimpando o material e mandava pra lista pra todo mundo poder pegar, e ninguém conseguia apagar.
E apesar disso tudo, eu ralei pra estudar a matéria e aprendi muito.
No geral, minha impressão é q a diferença entre presencial e a distância naum é o fator mais importante. Em ambos os casos alunos ruins vão continuar ruins, professores ruins vão continuar professores ruins, e universidades corruptas e ineficientes vão continuar corruptas e ineficientes. Em ambos os casos as universidades podem priorizar a qualidade do ensino ou o salário de amigos do reitor, podem caçar os melhores professores ou os diretores podem deixar pra arrumar professor só depois de viajar nas férias depois q todos os bons e até os maus já naum estão mais disponíveis. Ambas podem sobrecarregar os professores e eles naum prepararem a aula direito ou obrigar eles a atenderem os alunos.
Por experiência própria eu digo q estar fisicamente numa universidade naum dá ao aluno capacidade maior de cobrar providência dos responsáveis, e qd a universidade é ruim em ambos os casos o ideal é cair fora e procurar outra melhor.
No final a maior vantagem da universidade presencial é a proximidade com os colegas, onde conseguimos ajuda a entender a matéria e às vezes conseguimos oportunidades melhores de emprego.
Mas a vantagem da universidade à distância é uma variedade maior pra escolha (naum ficamos presos à universidade local q monopoliza o mercado e controla toda a corrupção e tráfico de drogas locais, nem precisamos mudar pra capital e pagar aluguel caro) já q podemos escolher qqr universidade disponível independente da sua localização física. Os custos com infra-estrutura são muito menores, por isso a universidade tem a possibilidade maior (oq naum significa obrigatoriamente q ela faça) de investir em qualidade e em bons professores (q talvez tb possam ensinar a distância, permitindo q contratem os melhores independente de onde morem...).
Continha a regra de precisarmos procurar as melhores universidades e o fato q a maioria só preocupam com a sua mensalidade e naum dão a mímina com a sua situação depois de formado. A maior vantagem da universidade presencial é pros q fazem questão de contato físico e pros q querem investir em pesquisa, fazer mestrado e doutorado. A maior vantagem da universidade a distância é a maior variedade de escolha, poder fazer seu próprio horário flexível.
Popularity: 4%
It has accumulated a total of 12,939 views. You can follow any comments to this article through the Comments RSS 2.0 Feed. You can leave a comment, or trackback from your own site.
Readers who viewed this page, also viewed:
Related Posts:
- UIT declara guerra contra UNIG pela pior faculdade…
- Fluxograma pra soluções de problemas da Universidade…
- Como o PROUNI prejudica a universidade pública
- Ranking completo das melhores universidades do Brasil
- Sete faculdades de medicina são abertas sem…
- O salário de quem forma em curso superior é cada vez…
- Prouni desperta suspeitas e críticas
- CRM-PR é contra curso de medicina na Universidade de Itaúna
- Auto-elogio ao reitor da Universidade de Itaúna
- Pq é tão difícil publicar artigos científicos? Seria…
Comentando vc contribui e participa na criação do conteúdo do site.
Contribua. Commente. :)
(Os comentários abaixo representam a opinião dos visitantes, o autor do site não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)