O frutivorismo é uma dieta à base de frutas. É uma alimentação que não implica a morte da planta. Esta dieta é uma das mais altas expressões do vegetarianismo, pois é um sistema de alimentação que não oferece contradições em nenhum dos aspectos que normalmente se têm em conta numa alimentação mais saudável, como sejam: ético, moral, religioso, ecológico, medicinal e nutricional.
Baseia-se no princípio de que as frutas são uma dádiva da natureza e constituem o mais perfeito tipo de alimento para o homem.
As frutas são alimentos que estão em harmonia perfeita com o organismo e que permitem realizar um ideal construtivo e de inofensividade, já que para nos alimentarmos não privamos da vida nenhum animal ou planta. A alimentação de frutas, pelas condições fisiológicas que implica, também não exige esforços na digestão
A fruta ideal, além de saborosa e saudável, não deve ter danos causados por insetos, doenças ou manuseio inadequado. Deve também possuir textura, suculência, sabor, qualidades nutricionais, e principalmente não estar contaminada por produtos químicos potencialmente tóxicos para o ser humano.
O mais conveniente é a alimentação com frutos naturais do lugar onde se vive, e colher apenas no momento em que a árvore ou planta os deixa cair no solo. Também são preferidos os frutos crus para aproveitar por inteiro o seu valor nutritivo e os seus fatores de vitalização.
As refeições podem tornar-se sintéticas e completas combinando frutos amiláceos com frutos oleaginosos. Todos eles são alimentos ricos em hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os oleaginosos, como nozes, avelãs, amêndoas, azeitonas, contêm ainda proteínas e lípidos.
Os frugívoros consideram então esta dieta completa por conter proteínas suficientes (nozes, amêndoas), hidratos de carbono (féculas e açucares) em grande quantidade (bananas, uvas, maçãs, pêras, amêndoas, etc.) lípidos (nozes, azeitonas, amêndoas, cocos, etc.) e os frutos são ainda a fonte mais completa de vitaminas e sais minerais.
É nos frutos que a árvore ou a planta acumula a quantidade e qualidade de energia. Considera-se que é na polpa que a energia solar surge na sua mais sublime versão, protegendo e promovendo a vida. Por isso se defende que ingerir estes alimentos é aproveitar ao máximo a energia solar, que é, em suma, o que direta ou indiretamente o ser humano aproveita dos alimentos para se nutrir.
Os frugívoros defendem que a alimentação ideal do ser humano perfeito é a ingestão de frutos e que o homem só deve comer alimentos que contenham germes da vida que correspondem à sua natureza superior.
Muitos foram os povos no Mundo que se alimentaram apenas de frutos, nomeadamente na Austrália, na Califórnia e na Argentina.
Devido às suas propriedades e condições fisiológicas, a ingestão de frutas faz com que a digestão seja facilitada, pois evitam um maior esforço neste processo de transformação dos alimentos.
Contudo, há que ter atenção à fruta que se escolhe! Esta não deve apresentar quaisquer danos provocados por insectos, nem tão pouco mazelas provocadas pelas muitas mãos que gostam de "apalpar" a fruta antes de a comprar.
Deve ainda ter cuidado com a textura, suculência, sabor, qualidades nutricionais e, sobretudo, ter a certeza de que não foram usados produtos químicos na sua produção.
As refeições podem ser enriquecidas recorrendo-se aos frutos amiláceos, como a castanha, e aos oleaginosos, como a amêndoa, noz ou avelã. Esta é assim uma das razões que faz com que os que seguem esta dieta a considerem completa. Contém proteínas e lípidos suficientes e hidratos de carbono em grande quantidade, já para não falar no facto de os frutos serem a principal fonte de sais minerais e vitaminas.
O poder de algumas frutas
Abacate - além de ser muito nutritivo, é usado para combater a hipertensão e dores de cabeça. Ajuda também a combater perturbações digestivas, como prisão de ventre, flatulência, diarreia e gastrite.
Amêndoa - é uma fonte de cálcio. Sabia que 100 g de amêndoas têm mais cálcio que a quantidade equivalente em leite?
Avelã - entre outras, possui a característica de ser cicatrizante e nutritiva.
Banana - boa para a asma, úlceras, icterícia, anemia, prisão de ventre, pneumonia, enfermidades renais e intestinais, afecções da pele e afecções pulmonares.
Castanha - activa o funcionamento dos intestinos.
Cereja - é desintoxicante, remove as toxinas e os fluidos, estimulando o funcionamento dos rins. É também laxativa, estimulante, depurativa. Tem a propriedade de neutralizar os ácidos do organismo.
Maçã - é um adstringente suave, cicatrizante, bactericida, descongestionante e emoliente. Estimula o apetite, tem uma acção fortalecedora, refrescante e reguladora do pH.
Morango - o seu consumo ao natural facilita a digestão, estimula as funções hepáticas e o apetite.
Noz - eliminam cálculos renais, dores lombares, rouquidão e reduzem inflamações. Podem ainda ser usadas para baixar o colesterol no sangue e aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual.
Curiosidade
O frugivorismo é uma prática milenar entre os jainistas, pertencentes a uma religião originária da Índia, que tem ganho admiradores por todo o mundo. |
Ou seja, o frutivorismo é um veganismo coerente.
Os vogons tradicionais são hipócritas, pq criticam a gente por matarmos animais pra comer a carne, qd eles tb matam as pobres plantinhas pra se alimentarem, alegando q elas são acéfalas e insensíveis. E ainda usam um marcketing fajuto, alegando q eles comem vida, oq é pura alienação, já q as plantas morrem e murcham após serem arrancadas da sagrada terra e são mantidas vivas artificialmente através da imersão em água, período onde elas continuam vivas e sofrendo (ao contrário dos animais q sofrem por pouco segundos antes de morrerem, e depois apenas seus corpos mortos são manejados e mantigos congelados pra naum estragarem), além de passarem fome (pq têm água e às vezes luz do sol, mas naum tem os sais minerais do solo pra fazer fotossíntese), até q seu sofrimento finalmente acabe ao serem dilaceradas pelas mandíbulas dos vogons e digeridas em seus estômagos.
Durante esse período onde impera a fome e a dor, os vegetarianos submetem as plantas a extremo sofrimento e tortura, desde qd são colhidas no campo até chegarem aos seus pratos pra serem mutiladas. Isso faz deles assassinos impiedosos, crítica q os próprios frutivoristas sempre fazem contra os vegetarianos e veganos.
Já os frutivoristas, ao contrário dos vogons, naum são hipócritas. Eles naum matam as plantinhas pra comer, elas são sagradas e respeitadas por eles, por isso comem apenas as frutas, partes das plantas q existem exatamente pra servirem de alimento, mantendo assim todas as plantas vivas, saudáveis e felizes!
Popularity: 5%
It has accumulated a total of 13,195 views. You can follow any comments to this article through the Comments RSS 2.0 Feed. You can leave a comment, or trackback from your own site.
Readers who viewed this page, also viewed:
Related Posts:
- Até que ponto é possível viver com saúde sem…
- Desabafo dum ex-vegetariano
- Carne: diminuir ou parar totalmente?
- Por uma vida menos hidropônica!
- Vegetarianismo é...
- Relato de um vegetariano realmente ético
- Vogons usam o charlatão do bicarbonato pra alimentar…
- Veganismo é uma doença?
- E as plantas??
- Hoax do chiclete assassino!
Comentando vc contribui e participa na criação do conteúdo do site.
Contribua. Commente. :)
(Os comentários abaixo representam a opinião dos visitantes, o autor do site não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)