Como superar o medo da morte
Muita gente ainda tem esse problema, de ter medo de morrer ou de conhecidos morrer.
Indeed, qqr corpo morto, inerte, naum é uma coisa agradável de ver. Um corpo q até pouco tempo tinha vida, movia, corria, falava, expressava sentimentos, agora lá parado, perdendo a cor, apodrecendo. Tem gente q tb tem medo de morrer, de perder tudo q tem, a dúvida do q acontece depois.
A Vida é um dínamo, ela naum é uma constância. Ela é eterna, mais se renova sobre si mesma. As coisas mudam, nunca dura pra sempre.
Naum devemos confundir a Eternidade com a estática. A estática seria tudo parado, imóvel. A inércia do naum movimento sem nenhuma força pra iniciar um, ou um movimento reto constante rumo ao nada sem nenhuma força pra causar uma curva. É tudo perfeitamente previsível.
A Vida é Eterna, e ela é dinâmica, mudando a todo instante. A morte naum é a auxência da Vida, a morte faz parte da Vida. Dentro da Vida, a morte é a renovação, é a mudança, é o fim do antigo pra dar lugar ao novo, é a transformação de algo em algo novo.
A morte naum é o fim, assim como o nascimento naum é o início. Naum é uma reta com início e fim, é um círculo onde os 2 lados se encontram, e os ciclos vão se seguindo.
Pra justificar isso, veja a Natureza terrestre. A Terra tem vida há bilhões de anos. Pra onde foi todos os seres vivos q morreram durante todo esse tempo? Se a morte fosse o fim, teríamos a Terra sendo um entulho de matéria morta e inútil, lixo.
Do mesmo jeito, de onde vem os seres q nascem? Seria fácil imaginar q eles vem do nada, se formam como células q vão se multiplicando até formar indivíduos adultos.
Mas nós sabemos q nada se cria e nada se perde, tudo se transforma. Durante a fase de crescimento, as células se multiplicam, e pra q isso aconteça é preciso a alimentação. E mesmo depois do crescimento acabar, todo ser vivo constantemente tem células morrendo e outras células se multiplicando pra substituir as mortas, por isso a necessidade constante da alimentação.
E é praí q os corpos mortos vão. Dum jeito ou de outro, depois de morrer, mais cedo ou mais tarde acabamos virando comida. Seja de bactérias, vermes, adubo pra plantas, animais, ou mesmo em algumas culturas onde o canibalismo é praticado. Todo ser vivo ao morrer serve de alimento pra outro, ou mesmo é morto pra servir de alimento.
Temos aí caracterizada uma continuidade. O velho morre pra servir de alimento ao novo. Uma renovação, onde, através da evolução, o novo chega com menos defeitos e mais qualidades q o velho, absorvendo do velho tudo de melhor q ele tem.
Mas pra muita gente essa explicação ainda naum é suficiente, pq ainda há o egoísmo. "O novo naum sou eu, naum é a pessoa q eu gostava. O novo é diferente, é outro". Aí vem a questão da compania, e do aproveitamento da vida...
É legal lembrar o comentário famoso do Dalai lama:
Perguntaram ao Dalai Lama:
- Oq mais te surpreende na Humanidade?
E ele respondeu:
- Os homens... Pq perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.
Eu axo q ele resume tudo sobre esse assunto. As pessoas costumam viver como se nunca fossem morrer, e como nunca vão morrer têm todo o tempo do mundo, então vivem enrolando e deixando oq é importante pro futuro. E qd a hora duma mudança chega, ficam com medo de mudar, com medo do desconhecido, tristes por ver q naum aproveitaram nada do tempo q passou, kerendo q ele volte pra aproveitarem tudo melhor...
Naum, o tempo naum volta. Tudo tem seu tempo, e nada dura pra sempre. As coisas q passaram tiveram seu tempo, e esse tempo sempre acaba pra dar lugar ao novo.
É comum as pessoas sempre estarem ocupadas, preocupadas com o trabalho, com coisas importantíssimas. Imagina o quão importante vai ser o seu trabalho daki a 3 milhões de anos. Axa q é muito tempo? a Vida na Terra tem mais de 3 bilhões...
As empresas dizem q precisam produzir, q naum podem parar, senão vão ter prejuízo, vão desempregar, q o crescimento é muito importante e naum pode parar. Q importância isso vai ter qd o Sol morrer e absorver a Terra de volta pra dentro de si?
Melhor do q viver no futuro sentindo falta do passado, é viver e aproveitar o presente. No presente, as coisas à nossa volta naum vão durar pra sempre, mais a hora delas acabarem ainda naum chegou. Então, em vez de preocuparmos com a hora q elas acabarem, devemos aproveitar cada momento ao máximo, sem preocupar se ele vai durar 1 dia ou 1 ano, mas sabendo q ele vai acabar. Pq assim, qd ele acabar, vamos estar satisfeitos por tudo q aproveitamos. E vamos ser capazes de entender q agora vai mudar, logicamente vai ser diferente, mas aproveitamos akele momento ao máximo e apesar de diferente o novo momento tb vai ter suas qualidades, e tb vamos aproveitar ele ao máximo inqt ele durar.
O medo da morte, portanto, é o medo da mudança, e de naum saber como ela vai ser. E é inútil ter medo e tentar fugir, pq naum tem como evitarmos as mudanças. Em vez de tentar controlar, devemos tentar nos adaptar e aproveitar ao máximo. Assim naum temos motivo pra ter medo de nada, até pq o nada naum existe.
Popularity: 5%
It has accumulated a total of 13,748 views. You can follow any comments to this article through the Comments RSS 2.0 Feed. You can leave a comment, or trackback from your own site.
Related Posts:
- O trabalhador e a Natureza
- Mais sobre a Vida e a morte com críticas aos dogmas…
- Imagine a PM matando seus parentes
- Qual a diferença entre humanos e animais?
- Você Está Demitido
- Vogon, você está lutando A FAVOR do quê?
- Frases
- Como o Átomo e o Espaço influenciam na nossa Vida
- Eu fiz isso pq tava cumprindo ordens!
- O significado das palavras especismo e senciência
Comentando vc contribui e participa na criação do conteúdo do site.
Contribua. Commente. :)
(Os comentários abaixo representam a opinião dos visitantes, o autor do site não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)